Sobre o evento:


O Encontro de Iniciação Científica da UNIFRAN é um evento anual promovido pela Universidade de Franca e encontra-se em sua XVII edição, que será realizada nos dias 29 e 30 de agosto de 2024.

Dúvidas ou comentários entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelo e-mail: iniciacaocientifica@unifran.edu.br

 

Abertura do Presidente do Evento


Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia

É com grande satisfação que abrimos este Encontro de Iniciação Científica aqui na Universidade de Franca, momento em que temos a oportunidade de testemunhar resultados do trabalho, da dedicação e da curiosidade intelectual de nossos estudantes e orientadores. Este é um momento para celebrar o conhecimento, a inovação e a descoberta.
A pesquisa científica, muitas vezes vista como algo distante ou reservado a poucos, é, na verdade, uma peça fundamental no processo de aprendizagem, não apenas para os estudantes de ensino superior, mas desde a educação básica. No contexto educacional, a pesquisa vai além de um simples exercício acadêmico. Ela promove o pensamento crítico, a capacidade de questionar, de investigar e de buscar respostas para questões complexas. Ao engajar os estudantes em projetos de pesquisa, estamos, essencialmente, preparando-os para se tornarem solucionadores de problemas, indivíduos que não se contentam com respostas prontas, mas que buscam entender o “porquê” e o “como” das coisas.
A iniciação científica é uma ponte entre o aprendizado teórico e a aplicação prática. É a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos no ambiente acadêmico, desenvolver habilidades práticas, e ao mesmo tempo, contribuir para a produção de conhecimento. Este processo é transformador, não apenas no sentido acadêmico, mas também no pessoal. O estudante que se envolve em pesquisa desenvolve autodisciplina, resiliência e a capacidade de trabalhar em equipe, habilidades que são indispensáveis em qualquer carreira.
Além disso, a pesquisa científica é de extrema importância para a sociedade como um todo. Vivemos em um mundo em constante transformação, onde desafios complexos surgem a cada momento. A pesquisa é a ferramenta que nos permite enfrentar esses desafios com conhecimento e inovação. É por meio dela que desenvolvemos novas tecnologias, melhoramos processos, encontramos tratamento e cura para doenças, e criamos soluções sustentáveis para questões ambientais. A pesquisa científica é, em essência, um serviço à sociedade, pois tem o potencial de melhorar vidas, promover o bem-estar e avançar o progresso humano.
Ao incentivar a iniciação científica, estamos também promovendo a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Cidadãos que compreendem a importância da ciência e que são capazes de tomar decisões informadas, baseadas em indicadores, formulações da linguagem e evidências. Em tempos de desinformação e notícias falsas, o papel do pesquisador se torna ainda mais crucial. É por isso que eventos como este são tão importantes. Eles nos lembram do valor do conhecimento, da importância da investigação e do poder da descoberta.
Hoje, teremos a oportunidade de conhecer os projetos desenvolvidos por nossos estudantes e orientadores. Projetos que refletem a diversidade de interesses, de áreas de estudo e de abordagens metodológicas. Cada trabalho apresentado aqui é um testemunho do esforço e da paixão pelo conhecimento. É uma prova de que a ciência está viva, vibrante e em constante evolução.
Antes de encerrar, gostaria de expressar meu sincero agradecimento aos docentes que compõem o comitê externo e a todos que compuseram o comitê organizador deste evento. Sem o trabalho de vocês, este encontro não seria possível.
Convido a todos a participar ativamente deste encontro, a fazer perguntas, a debater e a compartilhar suas ideias. Que este evento seja não apenas uma apresentação de resultados, mas também um espaço de troca, de aprendizado mútuo e de inspiração.
Encerrando, gostaria de parabenizar todos os estudantes e orientadores pelos trabalhos realizados. Que este seja o início de uma bela jornada no campo da pesquisa científica. A vocês, deixo meu reconhecimento e meu incentivo para que continuem explorando, descobrindo e inovando.
Muito obrigado e que tenhamos, todos, um excelente evento!

 

 

Datas Importantes


13 a 06 de junho: submissão dos resumos
07 a 17 de junho: avaliação dos resumos
18 a 25 de junho: envio dos aceites e indicação de correções
25 a 28 de junho: devolução dos resumos corrigidos
29 e 30 de agosto: XVII Encontro de Iniciação Científica

Clique aqui, para fazer o download do template de inscrição.

 

Programação do Evento


29 de agosto:

  • 13h – credenciamento e fixação dos pôsteres
  • 14h – palestra de abertura – “Pesquisa científica, internacionalização e sociedade: balanço e desafios de um mundo em movimento” proferida pela Profa. Dra. Alessandra del Ré
  • 16h às 18h30 – apresentações de pôsteres (obrigatória para todos trabalhos aprovados);
  • 19h – Palestra: A pós-graduação na Universidade de Franca (Prof. Dr. Rodrigo Cassio Sola Veneziani)

30 de agosto:

  • 8h30min – apresentações orais (obrigatórias apenas para bolsistas PIBIC CNPq e Unifran, bolsistas PIBIC EM não é necessário a apresentação oral);
  • 10h30min – encerramento e divulgação dos trabalhos premiados;

 

Avaliadores Externos


Profa. Dra. Alessandra del Ré – FCL – UNESP (PPG LINGUÍSTICA) – CV Lattes
Prof. Dr. Norberto Peporine Lopes – FCFRP-USP (PPG CIÊNCIAS) – CV Lattes
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Arcêncio – EERP-USP (PPG PROMOÇÃO DE SAÚDE) – CV Lattes

 

Trabalhos Aprovados


Clique Aqui e veja se seu trabalho foi APROVADO.

TODOS os trabalhos aprovados devem ser apresentados em forma de Pôster durante o evento (veja modelo aqui no site do evento).

Os Pôsteres devem ser fixados no dia 29, entre 13 e 14h, nos corredores em frente ao Teatro Central. A retirada só poderá ser realizada no dia 30 após o encerramento e divulgação dos trabalhos premiados.

Os bolsistas PIBIC (PIBIC CNPq e PIBIC UNIFRAN) devem apresentar seus trabalhos TAMBÉM na forma oral, no segundo dia (30/08) do encontro (modelo para apresentação também no site), já os bolsistas PIBIC EM CNPq não é necessário a apresentação oral.

 

Salas e Horários para Apresentação Pôster e Oral


Gradeamento Pôster

Gradeamento Oral

 

Modelo – Apresentação Oral


A apresentação será presencial na UNIFRAN e com duração de 15 minutos (10 min de apresentação e 05 min para perguntas).

A apresentação oral será obrigatória apenas para os bolsistas PIBIC (CNPq e Unifran).

Os links das salas serão divulgados aqui no site.

A apresentação deve ser feita seguindo modelo PowerPoint abaixo. Os slides devem ser em inglês. O arquivo abaixo é o modelo que você irá utilizar na sua apresentação. A ideia desse modelo é mostrar aos participantes que é possível manter o padrão solicitado (cores, logos, fontes, etc) e adicionar a individualidade de cada um. Assim, pequenas adaptações são aceitáveis e estimuladas.

Clique aqui, para baixar o modelo de apresentação oral.

A apresentação (todos os slides) obrigatoriamente deverão estar em língua inglesa, sendo necessário a apresentação do aluno e do título em inglês, ficando facultativo a apresentação em português desde que o aluno justifique junto a banca.

 

Modelo – Pôster e local de fixação


A apresentação do trabalho em pôster deverá seguir o modelo abaixo. A apresentação será presencial na UNIFRAN.

Os pôsteres deverão ser fixados nos corredores, em volta da Praça do Teatro Central e só poderão ser retirados no dia 30 após encerramento do evento.

O modelo do pôster está com 90 cm de largura e 120 cm de altura. É obrigatório manter esse tamanho.

Já a formatação segue com fonte Times New Roman, título com tamanho de fonte 55, subtítulos com tamanho de fonte 46 e corpo do texto com tamanho de fonte 44.

A apresentação em pôster é obrigatória para todos que tiveram trabalhos aprovados no evento.

Clique aqui, para baixar o modelo de pôster.

O pôster obrigatoriamente deverá estar em língua inglesa, sendo necessário a apresentação do aluno e do título em inglês, ficando facultativo a apresentação em português desde que o aluno justifique junto aos avaliadores.

 

Comitê Organizador do Evento 2024


 

Presidente e Representante do Programa de Pós-graduação em Linguística – Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia

Representante do Programa de Pós-graduação em Linguística – Profa. Dra. Aline Fernandes de Azevedo

Representante do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde – Profa. Dra. Liziane Marçal da Silva

Representante do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde – Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina

Representante do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Ciência Animal – Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira

Representante do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Ciência Animal – Prof. Dr. Rafael Paranhos de Mendonça

Representante do Programa de Pós-graduação em Ciências – Profa. Dra. Ana Helena Januário

Representante do Programa de Pós-graduação em Ciências – Prof. Dr. Vladimir Constantino Gomes Heleno

Representante dos cursos de Graduação – Prof. Dr. Julio Cesar Ribeiro

Representante Discente dos Programas de Pós-graduação – Doutorando Sr. Bruno Andrade Fico

Representante Discente da Graduação – Graduanda Sra. Maiana Simões Taveira

Secretário de Pós-graduação – Prof. Dr. Thércius Oliveira Tasso

 

 

Comitê Externo


 

Clique Aqui

 

Anais do Evento


Clique Aqui

 

Premiados do evento


Clique Aqui

 

Registro do evento


A liberar

 

 

Realização


Realização

Apoio


 

Logo Ponto Natural