O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal iniciou suas atividades em 19 de janeiro de 2007, com reconhecimento do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior nos termos da portaria CAPES n. 51 de 11 de junho de 2004, parecer CNE/CES n. 267/2006 (Homologado Portaria MEC n. 73, publicado no Diário Oficial da União n.º 14, Seção 1, página 22/24 em 19/01/2007). (Ver dados do Programa junto à CAPES AQUI).
Programa possui a área de concentração em Medicina Veterinária e duas linhas de pesquisa: Biociências e Ciências Veterinárias.
Missão:
Nosso programa tem como missão inspirar e capacitar profissionais com valores sólidos de união, ética e flexibilidade, promovendo a evolução contínua. Buscamos transformar o conhecimento em ações práticas que gerem impacto positivo no desenvolvimento regional e social, formando profissionais éticos, competentes e comprometidos com o futuro por meio de pesquisas inovadoras e de relevância local.
Valores:
• Transformador: Fomentamos a mudança positiva, proporcionando aos profissionais a capacidade de transformar realidades por meio de novas perspectivas e conhecimentos.
• Mentor: Comprometemo-nos com a orientação e o acompanhamento contínuo dos nossos alunos, formando líderes e mentores no campo de atuação.
• Harmonia: Acreditamos na integração equilibrada entre teoria e prática, na convivência saudável e na colaboração entre todos.
• Realizador: Nosso foco é formar profissionais que não apenas adquiram conhecimento, mas que também saibam implementá-lo de forma eficaz e produtiva.
• Inteligência: Valorizamos o conhecimento crítico e a inteligência estratégica para resolver desafios complexos e promover inovações.
• Respeito: Respeito pela diversidade de ideias, culturas e contextos, cultivando um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.
• Equilíbrio: Buscamos sempre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, entendendo as necessidades e realidades dos nossos alunos.
Singularidades:
• Solução de problemas regionais: Nosso programa atende especificidades e necessidades locais, capacitando profissionais a resolver desafios que impactam diretamente suas regiões.
• Multi-orientação: Oferecemos uma abordagem multidisciplinar, permitindo que os alunos explorem diversas áreas de conhecimento e estratégias.
• Qualificação de profissionais já inseridos no mercado: Nosso foco é qualificar profissionais em atividade, promovendo a atualização constante e a capacitação para novos desafios.
• Flexibilidade: Acreditamos na educação que se adapta ao ritmo e à realidade de cada aluno, oferecendo opções flexíveis de horários e métodos de ensino.
• Parcerias: Estabelecemos parcerias estratégicas com instituições, empresas e comunidades para fortalecer o aprendizado e ampliar as oportunidades profissionais.
Setor de Apoio Acadêmico
Profa. Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues
Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
Profa. Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues
Coordenação Adjunta
Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
Linhas de pesquisa
O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal ostenta duas linhas de pesquisa que englobam projetos de pesquisa, extensão e inovação, delineando a abrangência e profundidade das atividades acadêmicas:
1.1) Projetos de Pesquisa:
– Investigações em Entomologia com enfoque na aplicabilidade ao manejo ecológico de pragas.
– Pesquisas em Parasitologia Veterinária, explorando as complexidades das relações parasito-hospedeiro e suas implicações clínicas.
– Abordagens em Biociências Integrativas, visando a compreensão holística de fenômenos biológicos complexos.
1.2) Projetos de Extensão:
– Desenvolvimento de modalidades de suporte à comunidade, reforçando a conexão entre o programa e a sociedade.
1.3) Projetos de Inovação:
– Condução de ensaios experimentais para avaliar inflamação, citotoxicidade e mutagênese de substâncias sintéticas ou naturais com propriedades terapêuticas, promovendo avanços na compreensão e aplicação clínica.
2.1) Projetos de Pesquisa:
– Exploração Anatômica, investigação da Clínica Cirúrgica Veterinária e avaliação da aplicabilidade terapêutica de novos produtos, enriquecendo o domínio clínico e terapêutico.
– Análise minuciosa das alterações na homeostase dos diversos sistemas orgânicos em animais, oferecendo insights valiosos para a compreensão e tratamento de patologias.
2.2) Projetos de Extensão:
– Implementação de modalidades de suporte à comunidade, ampliando o impacto social do programa através de atividades práticas.
2.3) Projetos de Inovação:
– Exploração de Terapias Complementares voltadas para a regeneração tecidual em funções reprodutivas, almejando avanços no âmbito da reprodução animal.
– Investigação de Terapias Complementares para o controle microbiológico, empregando abordagens in vitro e in vivo para abordar desafios microbiológicos em saúde animal.
Linhas de pesquisa
O Programa de Pós-graduação em Ciência Animal ostenta duas linhas de pesquisa que englobam projetos de pesquisa, extensão e inovação, delineando a abrangência e profundidade das atividades acadêmicas:
1.1) Projetos de Pesquisa:
– Investigações em Entomologia com enfoque na aplicabilidade ao manejo ecológico de pragas.
– Pesquisas em Parasitologia Veterinária, explorando as complexidades das relações parasito-hospedeiro e suas implicações clínicas.
– Abordagens em Biociências Integrativas, visando a compreensão holística de fenômenos biológicos complexos.
1.2) Projetos de Extensão:
– Desenvolvimento de modalidades de suporte à comunidade, reforçando a conexão entre o programa e a sociedade.
1.3) Projetos de Inovação:
– Condução de ensaios experimentais para avaliar inflamação, citotoxicidade e mutagênese de substâncias sintéticas ou naturais com propriedades terapêuticas, promovendo avanços na compreensão e aplicação clínica.
2.1) Projetos de Pesquisa:
– Exploração Anatômica, investigação da Clínica Cirúrgica Veterinária e avaliação da aplicabilidade terapêutica de novos produtos, enriquecendo o domínio clínico e terapêutico.
– Análise minuciosa das alterações na homeostase dos diversos sistemas orgânicos em animais, oferecendo insights valiosos para a compreensão e tratamento de patologias.
2.2) Projetos de Extensão:
– Implementação de modalidades de suporte à comunidade, ampliando o impacto social do programa através de atividades práticas.
2.3) Projetos de Inovação:
– Exploração de Terapias Complementares voltadas para a regeneração tecidual em funções reprodutivas, almejando avanços no âmbito da reprodução animal.
– Investigação de Terapias Complementares para o controle microbiológico, empregando abordagens in vitro e in vivo para abordar desafios microbiológicos em saúde animal.
Medicina Veterinária
1.1) Projetos de Pesquisa: - Investigações em Entomologia com enfoque na aplicabilidade ao manejo ecológico de pragas. - Pesquisas em Parasitologia Veterinária, explorando as complexidades das relações parasito-hospedeiro e suas implicações clínicas. - Abordagens em Biociências Integrativas, visando a compreensão holística de fenômenos biológicos complexos. 1.2) Projetos de Extensão: - Desenvolvimento de modalidades de suporte à comunidade, reforçando a conexão entre o programa e a sociedade. 1.3) Projetos de Inovação: - Condução de ensaios experimentais para avaliar inflamação, citotoxicidade e mutagênese de substâncias sintéticas ou naturais com propriedades terapêuticas, promovendo avanços na compreensão e aplicação clínica.
Medicina Veterinária
2.1) Projetos de Pesquisa: - Exploração Anatômica, investigação da Clínica Cirúrgica Veterinária e avaliação da aplicabilidade terapêutica de novos produtos, enriquecendo o domínio clínico e terapêutico. - Análise minuciosa das alterações na homeostase dos diversos sistemas orgânicos em animais, oferecendo insights valiosos para a compreensão e tratamento de patologias. 2.2) Projetos de Extensão: - Implementação de modalidades de suporte à comunidade, ampliando o impacto social do programa através de atividades práticas. 2.3) Projetos de Inovação: - Exploração de Terapias Complementares voltadas para a regeneração tecidual em funções reprodutivas, almejando avanços no âmbito da reprodução animal. - Investigação de Terapias Complementares para o controle microbiológico, empregando abordagens in vitro e in vivo para abordar desafios microbiológicos em saúde animal.
Duração: O Programa de Mestrado tem a duração de 2 anos, durante os quais deverão ser integralizados 100 créditos, da seguinte maneira: 25 créditos em disciplinas e/ou atividades complementares; 25 créditos pela aprovação no exame de qualificação; 50 créditos pela aprovação na defesa da dissertação.
IMPORTANTE: Um crédito corresponde a 15 horas de atividades.
Integralização de Créditos: para integralização dos 25 créditos em disciplinas, o pós-graduando deverá cursar todas as disciplinas de núcleo comum (obrigatórias). As disciplinas optativas deverão ser cursadas de acordo com o parecer do docente orientador do pós-graduando.
Docente(s): Prof.a Dr.a Alessandra Marieli Vaccari; Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
Objetivo(s):
o Introduzir os conceitos fundamentais de população, amostra e inferência estatística.
o Apresentar os métodos para coleta, organização e análise descritiva de dados.
o Abordar a probabilidade, a distribuição normal e outras distribuições de probabilidade relevantes para a bioestatística.
o Introduzir os conceitos básicos de testes de hipóteses.
o Estudar os principais métodos estatísticos para análise de comparação entre dois, três ou mais grupos.
o Explorar os delineamentos experimentais utilizando Análise de Variância (ANOVA).
• Conteúdo Programático:
o Conceito de população, amostra e inferência estatística
o Métodos para coleta, organização e análise descritiva de dados
o Probabilidade e distribuição normal
o Outras distribuições de probabilidade relevantes para a bioestatística
o Testes de hipóteses básicos
o Análise de comparação entre dois, três ou mais grupos
o Delineamentos experimentais e ANOVA
1. AGRESTI, Alan. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4. Porto Alegre: Penso, 2017. ISBN 9788563899651.
2. OLIVEIRA FILHO, P.F. Epidemiologia e estatística: fundamentos para a leitura crítica. Rio de Janeiro: Rubio, 2015.
3. VIEIRA, S. Bioestatística: Tópicos avançados. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
4. VIEIRA, S. Análise de Variância. São Paulo: Atlas, 2006.
5. VIEIRA, S. Introdução à bioestatística. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
6. MOTULSKY, H. Statistic guide GraphPad Prism 9. 2021.
7. TOWNEND, J. Practical Statistics for environmental and biological scientists. John Wiley & Sons Ltd, England, 2002.
Docente responsável: Alessandra Marieli Vacari
• Objetivo(s):
o Apresentar o conceito de Entomologia Agrícola e as interações entre insetos e plantas no contexto evolutivo.
o Definir e classificar semioquímicos, destacando as interações intraespecíficas envolvendo plantas e insetos.
o Discutir a importância de aleloquímicos nas interações entre plantas (alelopatia) e seu papel nas interações entre inimigos naturais (predadores e parasitoides), herbívoros e plantas.
o Estudar as interações mutualísticas entre plantas e polinizadores, e interações tritróficas.
o Analisar as interações entre plantas cultivadas (culturas) e outras plantas associadas.
o Explorar os semioquímicos como ferramenta no controle de pragas.
o Investigar as propriedades químicas de plantas associadas à resistência contra artrópodes pragas.
o Examinar os produtos naturais no controle de pragas, com foco nos extratos de plantas.
• Conteúdo Programático:
o Conceito de Entomologia Agrícola e interações entre insetos e plantas
o Definição e classificação de semioquímicos
o Interações intraespecíficas entre plantas e insetos
o Aleloquímicos e alelopatia
o Papel dos aleloquímicos nas interações entre inimigos naturais, herbívoros e plantas
o Interações mutualísticas entre plantas e polinizadores e interações tritróficas
o Interações entre plantas cultivadas e outras plantas associadas
o Semioquímicos como ferramenta no controle de pragas
o Propriedades químicas de plantas associadas à resistência contra artrópodes pragas
o Produtos naturais no controle de pragas (extratos de plantas).
1. DEL-CLARO, K.; TOREZAN-SILINGARDI, H. M. Plant-animal interactions: source of biodiversity. New York: Springer, 2021. 384 p.
2. INACIO, G. C.; ALVES, J. V. B.; SANTOS, M. F. C.; VACARI, A. M.; FIGUEIREDO, G.P.; BERNARDES, W. A.; VENEZIANI, R. C. S.; AMBROSIO, S. R. Feeding deterrence towards Helicoverpa armigera by Tithonia diversifolia tagitinin C-enriched extract. Arabian Journal of Chemistry, v. 1, n. 5, p. 5292-5298, 2020.
3. LEMES, A. A. F.; SIPRIANO-NASCIMENTO, T. P.; VIEIRA, N.F.; CARDOSO, C.P.; VACARI, A.M.; DE BORTOLI, S. A. Acute and chronic toxicity of indoxacarb in two populations of Plutella xylostella (Lepidoptera: Plutellidae). Journal of Economic Entomology, v. 114, n. 1, p. 298-306, 2021.
4. SANTOS, N. A.; RAMALHO, D. G.; MARQUES, H. M.; GODOY, J. D. S.; DE BORTOLI, C. P.; MAGALHAES, G. O.; VACARI, A. M.; DE BORTOLI, S. A. Interaction between the predator Xylocoris sordidus and Bacillus thuringiensis bioinsecticides. Entomology Experimental Applied, v. 168, n. 1, p. 371-380, 2020.
5. MORI, N.; NOGE, K. Recent advances in chemical ecology: complex interactions mediated by molecules. Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, v. 85, n. 1, p. 33-41, 2021.
6. SINGH, I. K.; SINGH, A. Plant-pest interactions: from molecular mechanisms to chemical ecology. New York: Springer, 2021. 464 p.
Docente(s):
Prof. Dr. Rodrigo C. S. Veneziani; Prof. Dr. Sérgio R Ambrósio.
• Objetivo(s):
o Abordar as definições e conceitos básicos de empreendedorismo, focando em como transformar uma ideia em ação através da organização e aplicação de elementos essenciais.
o Apresentar os conceitos de inovação, tipos de inovação e exemplos práticos.
o Ensinar como elaborar o planejamento de um empreendimento por meio de um Plano de Negócios, incluindo o estudo da viabilidade e os aspectos financeiros relacionados.
o Explorar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Incubadoras de empresas como modelos de empreendimentos.
o Explicar a proteção intelectual e as patentes científicas, abordando como proteger seu negócio e suas ideias.
o Discutir estratégias de marketing e inovação como fatores-chave na busca por resultados eficazes.
• Conteúdo Programático:
o Definições e conceitos básicos de empreendedorismo
o Transformando ideias em ação: a organização e aplicação dos elementos essenciais
o Inovação: definições, tipos e exemplos práticos
o Planejamento de um empreendimento: elaboração de um Plano de Negócios
o Estudo de viabilidade e aspectos financeiros dos planos de negócios
o Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Incubadoras de empresas
o Proteção intelectual e Patentes Científicas
o Estratégias de marketing e inovação
1. BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. CÂMARA DOS DEPUTADOS. CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS. A revisão da lei de patentes: inovação em prol da competitividade. Brasília: Câmara dos Deputados, 2013. 405 p. (Estudos Estratégicos; 1).
2. BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gestão: fundamentos, estratégias e dinâmicas. São Paulo: Atlas, 2003. 314 p.
3. CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. SEBRAE, 248 p.
4. DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. 260 p.
5. HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 592 p.
6. INSTITUTO ELVALDO LODI. Empreendedorismo: ciência, técnica e arte. Brasília: CNI/Iel, 2000. 100 p.
7. LENZI, F. C. A nova geração de empreendedores: guia para elaboração de um plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2009. 165 p.
8. PETROSKI, H. Inovação: da ideia ao produto. São Paulo: Blucher, 2008. 201 p.
9. PINCHOT, G. Intraempreendedorismo na prática: um guia de inovação nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 199 p.
10. REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica. 2. ed. Barueri/SP: Manole, 2008. 206 p.
11. SANTOS, A. M.; ACOSTA, A. Empreendedorismo: teoria e prática. Caçador/SC: Uniarp, 2011. 178 p.
Docente: Prof.a Dr.a Marcela Aldrovani Rodrigues; Prof. Dr. Silvio de Almeida Junior
• Objetivo(s):
o Introduzir os conceitos fundamentais de ética em pesquisa com seres humanos e animais, abordando os princípios e a origem da ética em contextos científicos.
o Discutir biossegurança e os aspectos relacionados ao uso ético de biotecnologias, principalmente em pesquisas com seres vivos.
o Apresentar os códigos de ética profissionais, seus direitos, deveres e sanções.
o Explicar o funcionamento dos Comitês de Ética em Pesquisa, Comitês de Integridade em Pesquisa e Comissões de Ética no Uso de Animais.
• Conteúdo Programático:
o Introdução à ética em pesquisa com seres humanos e animais
o Princípios da ética em pesquisa e biossegurança
o Códigos de ética profissional: direitos, deveres e sanções
o Comitê de Ética em Pesquisa: estrutura e responsabilidades
o Comitê de Integridade em Pesquisa
o Comissão de Ética no Uso de Animais
1. COSTA, C. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Editora Moderna, 1998.
2. DIMENSTEIN, G. Aprendiz do Futuro: cidadania hoje e amanhã. São Paulo: Editora Ática, 1998.
3. DINIZ, D.; GUILHEM, D. O que é bioética. São Paulo: Editora Brasiliense, 2002.
4. FIGUEIREDO, J. R. Bioética: repensando o uso das biotécnicas reprodutivas. Ciência Veterinária dos Trópicos, v. 11, supl. 1, p. 116-118, 2008.
5. MOLENTO, C. F. M. Medicina Veterinária e bem-estar animal. CFMV, v. 9, n. 28/29, 2003.
6. OLFERT, E. D.; CROSS, B. M.; MCWILLIAM, A. Manual sobre el cuidado y uso de los animales de experimentación. Canadian Council on Animal Care, 1998.
7. PAIXÃO, R. L. Bioética e Medicina Veterinária: um encontro necessário. CFMV, v. 7, n. 23, 2001.
8. RESOLUÇÃO CFMV no 722/2002 – O Código de Ética do Médico Veterinário. DOU 20/12/2002.
9. SARTORI, J. R. Ensino de bem-estar animal nos cursos de medicina veterinária e zootecnia. Ciência Veterinária nos Trópicos, v. 11, supl. 1, p. 13-16, 2008.
10. SCHATZMAYR, G. H.; MÜLLER, C. A. As interfaces da bioética nas pesquisas com seres humanos e animais com a biossegurança. Ciência Veterinária nos Trópicos, v. 11, supl. 1, p. 130-134, 2008.
11. YEGANIANTZ, L. A bioética e a revolução técnico-científica no novo milênio. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 18, n. 2, p. 139-166, 2001.
Docente(s): Prof. Dr. Jair C. Ferreira; Prof.a Dr.a Regina Helena Pires; Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
• Objetivo(s):
o Compreender o significado histórico das plantas medicinais, fitoterápicos e da ozonioterapia.
o Explorar as aplicações contemporâneas dessas práticas no desenvolvimento de tecnologias acessíveis.
o Avaliar a fitoterapia e a ozonioterapia como abordagens sustentáveis e integrativas dentro do contexto da saúde pública.
o Discutir a regulamentação, benefícios e limitações dessas práticas.
• Conteúdo Programático:
o Introdução às Práticas Complementares
o Estudo das Plantas Medicinais e Fitoterápicos
o Fundamentos da Ozonioterapia e Aplicações
o Sustentabilidade e Acessibilidade das Práticas Complementares
1. BRASIL. Decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006. Aprova a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 jun. 2006. Seção 1, p. 2.
2. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. 2009. 136 p. (Série C. Projetos, Programas e Relatórios).
3. FIGUEREDO, C.A.; GURGEL, I.G.D.; GURGEL JR., G.D.A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis. 2014, vol.24, p.381-400.
4. SANTOS, R.L.; GUIMARAES, G.P.; NOBRE, M.S.C.; PORTELA, A.S. Análise sobre a fitoterapia como prática integrativa no Sistema Único de Saúde. Rev. Bras. Plantas Med. 2011, vol.13, p.486-491.
5. SILVA, G. K. F.; SOUSA, I. M. C.; SILVA, M. E. G.; BEZERRA, A. F. B.; GUIMARÃES, M. B. L .Política Nacional De Práticas Integrativas e Complementares: Trajetória E Desafios Em 30 Anos Do Sus. Physis: Revista De Saúde Coletiva, V. 30, N. 1, P. E300110, 2020.
Prof. Responsável: Prof. Dr. Eduardo Ferreira Molina
• Objetivo(s):
o Compreender as propriedades físico-químicas dos materiais poliméricos.
o Correlacionar propriedades estruturais, técnicas de caracterização e nanotecnologia
o Sistemas de liberação de fármacos, nanopartículas e materiais híbridos.
• Conteúdo Programático:
o Introdução aos polímeros
o Reações de polimerização
o Degradação de polímeros
o Blendas e compósitos
o Cristalinidade de polímeros
o Propriedades térmicas e mecânicas dos polímeros
o Aplicações de materiais derivados de polímeros naturais e sintéticos
1. Parameswaranpillai, J., Siengchin, S., George, J.J., Jose, S. (Eds.) Shape Memory Polymers, Blends and Composites. Advances and Applications. Series: Advanced Structured Materials, Vol. 115. 2020.
2. Ciardelli, F., Bertoldo, M., Bronco, S., Passaglia, E. Polymers from Fossil and Renewable Resources. Scientific and Technological Comparison of Plastic Properties. 2019.
3. Mazumder, J., Abu, M., Sheardown, H., Al-Ahmed, A. (Eds.) Functional Polymers Series: Polymers and Polymeric Composites: A Reference Series. 2019.
4. Han, Y. (Ed.) Physics and Techniques of Ceramic and Polymeric Materials. Series: Springer Proceedings in Physics, Vol. 216. 2019.
5. Marinho, J.R.D. Macromoléculas e Polímeros. Barueri, SP: Manole, 2005.
6. Portal de Periódicos CAPES: www.capes.gov.br
7. www.sciencedirect.com
8. www.scopus.com
Docentes: Prof.a Dr.a Alessandra Marieli Vacari e Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira
• Objetivo(s):
o Aplicar ferramentas de Professional & Self Coaching para estimular a comunicação assertiva, o controle emocional e a gestão de conflitos dentro de equipes de trabalho.
o Desenvolver dinâmicas que favoreçam a postura e atitude desejadas em processos seletivos no âmbito acadêmico.
o Capacitar os alunos para o gerenciamento de tempo, definição de metas, elaboração de currículos e preparação para entrevistas de emprego no contexto acadêmico e profissional.
• Conteúdo Programático:
o Gerenciamento de tempo e desenvolvimento de cronogramas.
o Planejamento de metas e objetivos.
o Determinação de perfil comportamental e personalidades.
o Importância do trabalho em equipe para o aumento da produtividade.
o Técnicas de oratória e apresentação de seminários.
o Desenvolvimento de plano de carreira.
o Elaboração de currículo para vagas em empresas e preparação para entrevistas de emprego.
1. COVEY, S. R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Lições poderosas para a transformação pessoal. 66. ed. São Paulo: Editora Best Seller, 2005. 462 p.
2. CURY, A. Gestão da Emoção. São José dos Campos: Editora Benvirá, 2015. 200 p.
HODGSON, S. Ideias Brilhantes – Respostas Certas para Entrevistas de Emprego. Curitiba: Editora Fundamento, 2016. 232 p.
3. VIEIRA, P. O poder da ação. 23. ed. São Paulo: Editora Gente, 2015. 256 p.
Docente(s): Prof.a Dr.a Alessandra Marieli Vacari, Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira, Prof.a Dr.a. Marcela Aldrovani Rodrigues, Prof. Dr. Rafael Paranhos de Mendonça, Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
• Objetivo(s):
o Apresentar normas e técnicas fundamentais de pesquisa científica.
o Ensinar a organização e estruturação das etapas de um experimento.
o Ensinar a organização e análise de dados para produção acadêmica.
o Desenvolver habilidades para redação e estruturação de textos científicos.
o Explorar métodos estatísticos aplicados à pesquisa experimental.
o Abordar fontes de financiamento para pesquisas.
• Conteúdo Programático:
o Normas e técnicas de pesquisa.
o Planejamento e Metodologia Experimental
o Organização de dados e informações
o Elaboração e Divulgação de Produção Científica
o Fontes de Financiamento para Pesquisa
1. BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. S. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.
BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990.
2. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
3. PARRA FILHO, D.; SANTOS, J. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Futura, 2003.
4. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
TRUJILLO, F. A. Metodologia da pesquisa científica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982.
5. VOLPATO, G. Pérolas da redação científica. 1. Ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
PÚBLICO ALVO: Profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e da saúde.
6. BERGER, P. D.; MAURER, R. E. Experimental design with applications in management, engineering, and the science. Belmont: Duxbury Press, 2002. 528 p.
7. KILKENNY, C.; BROWNE, W. J.; CUTHILL, I. C.; EMERSON, M.; ALTMAN, D. G. Improving Bioscience Research Reporting: The ARRIVE Guidelines for Reporting Animal Research. Animals, v. 4, n. 1, p. 35-44, 2014.
8. Montgomery, D. C. Design and Analysis of Experiments, 8. ed., New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.
Statistic guide GraphPad Prism 9, 2021. (https://www.graphpad.com/guides/prism/latest/statistics/stat_— principles_of_statistics-.htm)
9. SPARROW, B.; LIU, J.; WENGER, D. M. Google effects on memory: cognitive consequences of having information at our fingertips. Science, v. 333, n. 6043, p. 776-778, 2011.
SCHOONJANS, F. MedCalc manual: easy-to-use statistical software, 2017.
10. TOWNEND, J. Practical Statistics for environmental and biological scientists. New Jersey: John Wiley & Sons Ltd, 2002. 288 p.
Docente(s): Prof. Dr. Daniel Paulino Junior; Prof. Dr. Eduardo F. Molina; Profa. Dr.a Fernanda Gosuen Gonçalves Dias; Prof.a Dr.a Lizandra Guidi Magalhães; Prof.a Dr.a Marcela Aldrovani Rodrigues
• Objetivo(s):
o Identificar problemas locais e regionais que possam ser abordados pela pesquisa acadêmica.
o Compreender a carência de informações na comunidade e propor soluções.
o Desenvolver materiais instrutivos como forma de divulgação científica.
o Analisar o papel da pós-graduação no desenvolvimento social e comunitário.
• Conteúdo Programático:
o Diagnóstico de Problemas Locais e Regionais
o Produção e Divulgação de Materiais Instrutivos
o A Pós-Graduação e o Impacto Social
o Desafios e Estratégias para a Aplicação do Conhecimento Acadêmico
1. INCROCCI, L. M. M. C; ANDRADE, T. H. N. O fortalecimento da extensão no campo científico: uma análise dos editais ProExt/MEC. Sociedade e Estado, v.33, n.1, p. 189-215, 2018.
2. SOUZA, C. S.; IGLESIAS, A. G.; PAZIN-FILHO, A. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-92, 2014.
3. VICENTINA COSTA, S. et al. Change laboratory: a method for understating the crisis between public university and society. Saúde e Sociedade, v. 27, n. 3, p. 769-783, 2018.
Docente(s): Prof.a Dr.a Lizandra Guidi Magalhães e Prof. Dr. Rafael Paranhos de Mendonça
• Objetivo(s):
o Compreender os principais aspectos da epidemiologia e biologia dos parasitos causadores de zoonoses.
o Identificar a importância das doenças parasitárias no contexto da saúde pública.
o Explorar métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção das zoonoses parasitárias.
• Conteúdo Programático:
o Introdução à Epidemiologia das Zoonoses Parasitárias
o Principais Parasitos de Interesse em Saúde Pública
o Diagnóstico das Doenças Parasitárias
o Tratamento e Controle das Zoonoses Parasitárias
o Prevenção e Políticas de Saúde Pública
1. ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonosis y Enfermidades Transmissibles Comunes al Hombre y a los Animales. Washington: Oficina Sanitária Panamericana, 1986. 989 p.
2. ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonoses and Communicable Diseases Common to Man and Animals. 3. ed., v. 1. Bacterioses and Mycoses. Washington: Pan American Health Organization, 2001. 401 p.
3. ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonoses and Communicable Diseases Common to Man and Animals. 3. ed., v. 2. Chlamydioses, Rickettsioses and Viroses. Washington: Pan American Health Organization, 2003. 416 p.
4. ACHA, P. N.; SZYFRES, B. Zoonoses and Communicable Diseases Common to Man and Animals. 3. ed., v. 3: Parasitoses. Washington: Pan American Health Organization, 2003, 424 p.
5. BOWMAN, D. D. Georgis: Parasitologia Veterinária. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 432 p.
6. FORTES, E. Parasitologia Veterinária. 3. ed. Porto Alegre: Ícone, 1997. 686 p.
7. FLECHTMANN, C. H. W. Ácaros de Importância Médico-Veterinária. 3. ed. Piracicaba: FEALQ, 1990. 192 p.
8. MARCONDES, C. B. Entomologia Médica e Veterinária. São Paulo: Atheneu, 2001. 432p.
9. NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. 494p. 13
10. REY, L. Bases da Parasitologia Médica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 379p.
11. REY, L. Parasitologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. 888p.
12. TAYLOR, M. A.; COOP, R. L.; WALL, R. L. Parasitologia Veterinária. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 742p.
Docente: Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
• Objetivo(s):
o Compreender os principais aspectos do processo inflamatório.
o Explorar os mecanismos de ação de substâncias com atividades anestésicas, pró e anti-inflamatórias.
o Apresentar e discutir ensaios biológicos in vitro e in vivo para avaliação dessas atividades.
• Conteúdo Programático:
o Fundamentos do Processo Inflamatório
o Atividades Anestésicas, Pró e Anti-Inflamatórias
o Ensaios Biológicos para Avaliação da Inflamação e Analgesia
o Aplicações e Avanços na Pesquisa de Novos Fármacos
1. ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 9. ed. 2019. 576 p.
2. Hariram Nile, Shivraj, and Se Won Park. “Optimized methods for in vitro and in vivo anti-inflammatory assays and its applications in herbal and synthetic drug analysis.” Mini reviews in medicinal chemistry 13.1 (2013): 95-100.
3. Pereira PM, de Almeida-Junior S, de Melo Taveira NN, de Melo EM, Santos MFC, do Nascimento LCG, Rodrigues MA, Aldana-Mejía JA, Silva MLAE, Ambrósio SR, Bastos JK, Ross SA, Furtado RA. Therapeutic efficacy of brown propolis from Araucaria sp. in modulating rheumatoid arthritis. Inflammopharmacology. 2025 Feb;33(2):799-807.
4. WINTER, C. A.; RISLEY, E. A.; NUSS, G. W. Carrageenin-induced edema in hind paw of the rat as an assay for antiinflammatory drugs. Proceedings Society Experimental Biology Medicine, v. 111, p. 544-547, 1962.
Docente(s): Prof.a Dr.a Lizandra G. Magalhães; Prof.a Dr.a Regina H. Pires. Docentes externos: Prof.a Dr.a Denise C. Tavares; Prof.a Dr.a Raquel A. Santos (Programa de Pós-graduação em Ciências).
• Objetivo(s):
o Explorar as interações entre substâncias e materiais orgânicos e inorgânicos com sistemas biológicos.
o Compreender as propriedades químicas, físicas e bioativas desses materiais.
o Analisar a relação entre estrutura molecular e atividade biológica.
o Discutir mecanismos de ação, toxicidade, biocompatibilidade e aplicações farmacológicas.
o Estudar o impacto ambiental, metabolismo e degradação desses materiais.
• Conteúdo Programático:
o Introdução às Interações entre Materiais e Sistemas Biológicos
o Mecanismos de Ação e Biocompatibilidade
o Materiais Orgânicos e Inorgânicos de Interesse Biológico
o Metabolismo, Degradação e Impacto Ambiental
1. ANVISA (2019). Estudos não clínicos necessários ao desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos e produtos tradicionais fitoterápicos – Guia Nº 22/2019. 31p. Ministério da Saúde – Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/medicamentos/pesquisa-clinica/manuais-e-guias/guia-22_estudos-nao-clinicos-fitoterapicos.pdf
2. DE RYCKER, M.; WYLLIE, S.; HORN, D.; READ, K.D.; GILBERT, I.H. (2023). Anti-trypanosomatid drug discovery: progress and challenges. Nature Reviews Microbiology, 21, 35-50. Doi: 10.1038/s41579-022-00777-y.
3. HERATH, H.M.P.D.; TAKI, A.C.; ROSTAMI, A.; JABBAR, A.; KEISER, J.; GEARY, T.G.; GASSER, R.B. (2022). Whole-organism phenotypic screening methods used in early-phase anthelmintic drug discovery. Biotechnology Advances, 57, 107937. Doi: 10.1016/j.biotechadv.2022.107937.
4. INTERNATIONAL CONFERENCE ON HARMONISATION – ICH. Guidance on genotoxicity testing and data interpretation for pharmaceuticals intended for human use. (2011), Genebra, Suiça. Disponível em: https://database.ich.org/sites/default/files/S2%28R1%29%20Guideline.pdf
5. LOVERDE, P.T. (2024) Schistosomiasis. Advances in Experimental Medicine and Biology, 1454, 75-105. Doi: 10.1007/978-3-031-60121-7_3.
6. OECD (2020), Test No. 471: Bacterial Reverse Mutation Test, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing, Paris. Doi: 10.1787/9789264071247-en.
7. OECD (2016), Test No. 473: In Vitro Mammalian Chromosomal Aberration Test, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing, Paris. Doi: 10.1787/9789264264649-en.
8. OECD (2016), Test No. 474: Mammalian Erythrocyte Micronucleus Test, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing, Paris. Doi: 10.1787/9789264264762-en.
9. OECD (2023), Test No. 487: In Vitro Mammalian Cell Micronucleus Test, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing, Paris. Doi: 10.1787/9789264264861-en.
10. OECD (2016), Test No. 489: In Vivo Mammalian Alkaline Comet Assay, OECD Guidelines for the Testing of Chemicals, Section 4, OECD Publishing, Paris. Doi: 10.1787/9789264264885-en.
11. PANDEY, R. P.; VIDIC, J.; MUKHERJEE, R.; CHANG, C.M. (2023). Experimental methods for the biological evaluation of nanoparticle-based drug delivery risks. Pharmaceutics, 15, 612. Doi: 10.3390/pharmaceutics15020612.
12. SABOTIC, J.; BAYRAM, E.; EZRA, D.; GAUDÊNCIO, S. P.; HAZNEDAROĞLU, B. Z.; JANEŽ, N.; KTARI, L.; LUGANINI, A.; MANDALAKIS, M.; SAFARIK, I.; SIMES, D.; STRODE, E.; TORUŃSKA-SITARZ, A.; VARAMOGIANNI-MAMATSI, D.; VARESE, G. C.; VASQUEZ, M.I. (2024) A guide to the use of bioassays in exploration of natural resources. Biotechnology Advances, 71, 108307. Doi: 10.1016/j.biotechadv.2024.108307.
13. SALVADORI, D. M. F.; TAKAHASHI, C. S.; GRISOLIA, C. K.; ALVES, R. A. (Eds). Da Toxicogenética à Toxicogenômica. São Paulo: Atheneu, 2021. 386p.
14. SANTOS, S.S.; DE ARAÚJO, R.V.; GIAROLLA, J.; SEOUD, O.E.; FERREIRA, E.I. (2020) Searching for drugs for Chagas disease, leishmaniasis and schistosomiasis: a review. International Journal of Antimicrobial Agents, 55, 105906. Doi: 10.1016/j.ijantimicag.2020.
15. SERRÃO, J. E.; PLATA-RUEDA, A.; MARTÍNEZ, L. C.; ZANUNCIO, J. C. (2022) Side-effects of pesticides on non-target insects in agriculture: a mini-review. Naturwissenschaften, 109, 17. Doi: 10.1007/s00114-022-01788-8.
16. SHARMA, A.; KUMAR, V.; ZHENG, B. (Eds). Pesticides in the environment: impact, assessment, and remediation. Elsevier: Amsterdam, 2023. 338p. Doi: 10.1016/C2021-0-01578-9.
Docente(s): Prof. Dr. Rodrigo C. S. Veneziani; Prof. Dr. Sérgio R. Ambrósio.
• Objetivo(s):
o Compreender a química, biossíntese e funções biológicas dos compostos naturais.
o Explorar a classificação e os principais grupos de metabólitos especializados.
o Estudar os mecanismos de regulação da produção de compostos naturais em diferentes organismos.
o Apresentar métodos de extração, purificação e caracterização química.
o Discutir a importância dos produtos naturais na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos.
• Conteúdo Programático:
o Introdução aos Produtos Naturais
o Metabólitos Especializados: Alcaloides, terpenoides e flavonoides
o Biossíntese e Regulação
o Métodos de Extração e Caracterização
o Produtos Naturais na Descoberta de Fármacos
Docentes Responsáveis:
Prof. Dr. Daniel Paulino Junior, Prof.a Dr.a Fernanda Gosuen Gonçalves; Prof.a Dr.a Marcela Aldrovani Rodrigues
• Objetivo(s):
o Desenvolver habilidades de apresentação oral de trabalhos científicos.
o Explorar técnicas de identidade visual para meios acadêmicos.
o Aperfeiçoar a postura e a comunicação durante apresentações.
o Utilizar recursos audiovisuais de forma eficaz na divulgação científica.
• Conteúdo Programático:
o Identidade Visual na Comunicação Científica
o Técnicas de Apresentação Oral
o Didática e Clareza na Comunicação Científica
o Recursos Audiovisuais para Apresentações
1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: Informação e documentação: referências e elaboração. 2. ed. Rio de Janeiro, 2018.
UNIVERSIDADE DE FRANCA. Normas.pdf: Normas para elaboração de dissertação e tese do programa de pós-graduação em ciência animal da Universidade de Franca. Franca. 2020.
2. BALLIAS, Marine; MIRIDJANINAN, Julie. Creating a visual brand identity The case of Charles Picard’s Company. 2011. Dissertação (Mestrado em Marketing) – School of Business and Engineering, Halmstad University, Halmstad, Sweden, 2011.
• Docente(s): Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira; Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
• Objetivo(s):
o Desenvolver a habilidade de comunicação oral em inglês para apresentações científicas.
o Explorar técnicas teóricas e práticas para apresentações eficazes em eventos internacionais.
o Melhorar a clareza, fluência e confiança na comunicação científica em inglês.
o Simular apresentações de trabalhos de pesquisa para aprimorar a performance acadêmica.
• Conteúdo Programático:
o Fundamentos da Comunicação Científica em Inglês
o Técnicas de Apresentação Oral
o Simulações de Apresentação em Eventos Científicos
o Aprimoramento da Fluência e Confiança
1. HASHEMI, M.; HOKMABADI, M. Effective english presentation and communication in an international conference. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 30, p. 2104-2111, 2011.
2. KAUR, K.; ALI, A. M. Exploring the genre of academic oral presentations: A critical review. International Journal of Applied Linguistics & English Literature. v. 7, n. 1, p.152-162, 2018.
3. SUGIYAMA, M.; MARKOV, K; RONZHIN, A.; BUDKOV, V.; KARPOV, A.; PRISCHEPA, M. Speech activity and speaker novelty detection methods for meeting processing. International Conference on Ultra Modern Telecommunications & Workshops, St. Petersburg, Russia. 2009, pp. 1-6.
Docente(s): Sob responsabilidade de todos os docentes
• Objetivo(s):
o Acompanhar o desenvolvimento das pesquisas dos pós-graduandos.
o Fomentar a interação e a troca de experiências entre alunos e docentes.
o Promover discussões sobre temas essenciais para a consolidação do Programa.
o Incentivar a participação em eventos científicos e atividades didáticas.
o Estimular a colaboração em pesquisas e demais atividades acadêmicas.
• Conteúdo Programático:
o Apresentação e Acompanhamento das Pesquisas
o Participação em Eventos Científicos: Estratégias para submissão e apresentação
o Atividades Didáticas e Formação Acadêmica
o Colaboração e Redes de Pesquisa
o Ética na pesquisa, fontes de financiamento e impacto na sociedade
1. BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. 132 p.
2. BARROS, A. J. P.; LEHEFELD, N. A. S. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. Rio de Janeiro: Vozes, 1990. 127 p.
3. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 21. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001. 279 p.
4. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico: Procedimentos Básicos, Pesquisa Bibliográfica, Projeto e Relatório, Publicações e Trabalhos Científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219 p.
Docente(s): Prof.a Dr.a Marcela Aldrovani Rodrigues
• Objetivo(s):
o Apresentar fundamentos teóricos e práticos das principais técnicas de microscopia aplicadas ao estudo de tecidos de Metazoa.
o Desenvolver habilidades em fixação, processamento e coloração histológica.
o Capacitar os alunos no uso adequado da microscopia óptica e na iluminação de Köhler.
o Ensinar técnicas de captura, digitalização e processamento de imagens microscópicas.
o Aplicar softwares como ImageJ® e STEPanizer® para análise quali-quantitativa de tecidos.
o Promover boas práticas no uso de imagens científicas em publicações acadêmicas.
• Conteúdo Programático:
o Fundamentos do Estudo Microscópico de Tecidos
o Técnicas de Fixação e Processamento de Tecidos
o Práticas em Microscopia Óptica
o Captura e Processamento de Imagens Microscópicas
o Análise e Extração de Dados Microscópicos
o Uso racional de imagens em artigos científicos e elaboração de pranchas
Docente(s): Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira; Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado. Docente externo: Yatta L. Boakari (Texas A&M University).
• Objetivo(s):
o Nortear os alunos de pós-graduação na estruturação e organização de manuscritos científicos.
o Desenvolver clareza, concisão e precisão na elaboração de manuscritos científicos
• Conteúdo Programático:
o Fundamentos da Escrita Científica
o Organização e Foco na Escrita
o Gramática e estilo para artigos científicos
o Exercícios práticos de escrita e feedback
Docente(s): Prof. Dr. Daniel Paulino Junior; Prof. Dr. Ewaldo de Mattos Junior; Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira; Prof. Dr. Rafael Paranhos de Mendonça
• Objetivo(s):
o Compreender os princípios de monitoramento de espécies domésticas em condições críticas.
o Analisar protocolos de manejo de pacientes críticos, incluindo nutrição, analgesia e prognóstico.
o Explorar abordagens terapêuticas intervencionistas nos diferentes sistemas orgânicos.
o Aprofundar conhecimentos em anatomofisiologia cardiovascular, mecanismos compensatórios e doenças cardiovasculares.
o Estudar métodos diagnósticos e terapêuticos aplicados na clínica e na pesquisa experimental.
• Conteúdo Programático:
o Monitoramento de Pacientes Críticos
o Terapia Intervencionista nos Sistemas Orgânicos
o Anatomofisiologia e Doenças Cardiovasculares
• Público-alvo: Exclusivamente Médicos Veterinários
Docente(s): Prof.a Dr.a Fernanda Gosuen G. Dias; Prof. Dr. Jair Camargo Ferreira; Prof. Dr. Rafael Paranhos de Mendonça; Prof. Dr. Silvio de Almeida Junior
• Objetivo(s):
o Identificar e discutir as principais afecções odontológicas em cães e gatos, bem como suas formas de tratamento e prevenção.
o Compreender as repercussões sistêmicas das doenças odontológicas em pequenos animais.
o Estudar os processos biológicos da reprodução animal de forma comparada, com ênfase em mamíferos domésticos e silvestres.
o Analisar o manejo reprodutivo de espécies domésticas e silvestres mantidas em cativeiro.
o Investigar os impactos do comportamento e do estresse sobre o sucesso reprodutivo.
• Conteúdo Programático:
o Principais afecções odontológicas em cães e gatos.
o Estratégias de prevenção e cuidados odontológicos em pequenos animais.
o Reprodução em mamíferos domésticos e silvestres.
o Técnicas de manejo reprodutivo para espécies domésticas e silvestres em cativeiro.
o Aspectos comportamentais e fisiológicos relacionados ao sucesso reprodutivo.
• Público-alvo: Exclusivamente Médicos Veterinários
Docente(s): Prof.a Dr.a Fernanda Gosuen Gonçalves Dias; Prof.a Dr.a Marcela Aldrovani Rodrigues; PProf. Dr. Rodrigo C. S. Veneziani. Docente externo: Maximiliano S. L. A. Gobbo (INMETRO).
• Objetivo(s):
o Estudar os fundamentos do Empreendedorismo e sua relação com a transferência de tecnologias inovadoras do setor de pesquisa para o setor produtivo e sociedade e a abertura de empresas
o Estudar os ecossistemas de inovação e os sistemas de inovação
o Estudar aspectos relacionados com o desenvolvimento Humano e das Organizações
o Elaborar Modelo de negócios
o Estratégias para validação de modelo de negócios
o Aprender técnicas para elaboração de Pitch
• Conteúdo Programático:
o Empreendedorismo e Propósito: Soft skills essenciais
o Inovação e Desenvolvimento de Ideias: Ideação; Mapa Mental; Design Thinking
o Modelagem de Negócios: Cliente; Persona; Mapa de Empatia
o Validação e Prototipagem: Produto Viável Mínimo (MVP); Matriz SWOT; Análise de mercado TAM, SAM e SOM
o Finanças e Sustentabilidade do Negócio
o Apresentação e Pitching: storytelling; feedback; DemoDay
Docente(s): Prof.a Dr.a Fernanda Gosuen G. Dias. Docente externo: Maximiliano S. L. A. Gobbo (INMETRO)
• Objetivo(s):
o Apresentar ferramentas para a aquisição de informações técnico-científicas: bases referenciais, bases de referências e bases de patentes
o Apresentar as ferramentas de gerenciamento de referências, com foco no EndNote, tendo em vista a gratuidade desta ferramenta e sua integração com o Microsoft Word para produção de referências bibliográficas automáticas
o Apresentar a estrutura de Revisão Sistemática da literatura
o Analisar aspectos referentes à escrita científica: formatação, etapas de construção da escrita, modelos pré-prontos
o Apresentar as ferramentas para busca de periódicos para publicação (finders)
o Apresentar mecanismos de sondagem para publicação, pré-prints e per-review.
• Conteúdo Programático:
o Aquisição, Análise e Tratamento de dados bibliográficos
o Produção, Investigação e Comunicação Técnico-Científica
o Bases referenciais e de referências: diferença na estrutura, buscas simples e avançadas e aquisição de dados e/ou documentos;
o Bases de patentes: apresentação geral, funcionamento e contexto de aplicação: mapeamento tecnológico, busca de prospecção e anterioridade patentária;
o Gerenciamento de referências: EndNote no computador para tratamento e organização dos dados bibliométricos e sua integração com o Microsoft Word;
o Revisão Sistemática: abordagem para “Saúde baseada em evidência” do Ministério da Saúde: mecanismo para aquisição, tratamento e análise de informações técnico- científicas;
o Modelagem para escrita científica: aquisição de templates em periódicos, modelos genéricos e mecanismos para otimização da escrita científica;
o Finders: instrumentos para alinhamento do trabalho científico aos periódicos indexados (Elsevier e Web of Science);
o Sondagem através da “carta ao editor”: como utilizar o instrumento a seu favor;
o Os processos de pré-prints e per-review: a construção e avaliação do conhecimento científico
Docente(s): Prof. Dr. Silvio de Almeida Junior
• Objetivo(s):
o Compreender os fundamentos da toxicologia e suas diversas aplicações.
o Explorar metodologias de pesquisa em toxicologia, incluindo abordagens in vitro, in vivo, ex vivo e in silico.
o Analisar os impactos toxicológicos em órgãos e sistemas biológicos.
o Investigar os efeitos de substâncias químicas no meio ambiente e na saúde humana.
o Estudar a toxicologia de medicamentos, alimentos, aditivos e nanomateriais.
o Discutir a toxicologia ocupacional e seus impactos na segurança do trabalhador.
o Compreender a regulamentação de produtos químicos e as diretrizes de segurança.
• Conteúdo Programático:
o Fundamentos de Toxicologia
o Metodologias de Pesquisa em Toxicologia
o Toxicologia de Órgãos e Sistemas
o Toxicologia Ambiental
o Toxicologia de Medicamentos, Alimentos e Aditivos
o Toxicologia Ocupacional
o Toxicologia de Produtos Químicos e Nanomateriais
Alessandra Marieli Vaccari;
Biociências
Lizandra Guide Magalhães; Rafael Paranhos de Mendonça
Biociências
Marcela Aldrovani Rodrigues
Biociências
Ricardo Andrade Furtado; Rodrigo Cassio Sola Veneziani; Sérgio Ricardo Ambrósio
Biociências
Daniel Paulino Júnior; Fernanda Gosuen Gonçalves Dias
Ciências Veterinárias
Daniel Paulino Júnior; Fernanda Gosuen Gonçalves Dias
Ciências Veterinárias
Daniel Paulino Júnior; Fernanda Gosuen Gonçalves Dias
Ciências Veterinárias
Jair Camargo Ferreira
Ciências Veterinárias
Daniel Paulino Júnior; Fernanda Gosuen Gonçalves Dias; Jair Camargo Ferreira; Rafael Paranhos de Mendonça; Alessandra Marieli Vaccari; Lizandra Guidi Magalhães; Marcela Aldrovani Rodrigues; Ricardo Andrade Furtado; Rodrigo Cassio Sola Veneziani; Sérgio Ricardo Ambrósio.
Ciências Veterinárias / Biociências
Coordenação: Profa. Dra. Marcela Aldrovani Rodrigues
Vice-coordenação: Prof. Dr. Ricardo Andrade Furtado
Mais informações:
Secretaria de Pós-Graduação
E-mail: secretariaposgraduacao@unifran.edu.br
Tel.: (016) 3711.8829 / Fax.:(016) 3711.8953
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira das 08h às 11h45 e das 13h00 às 18h – aos sábados da 08h às 12h
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