GEFESE – Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício aplicada à Saúde e ao Esporte
Líder do Grupo: Prof. Dr. Daniel dos Santos.
O grupo estuda aspectos relacionados às práticas de atividades físicas e esportes em diferentes populações (indivíduos sedentários, fisicamente ativos e atletas), com foco em estratégias de Promoção da Saúde e performance atlética. Tem como objetivo promover a integração das atividades ensino, pesquisa e extensão. O GEFESE é constituído por docentes e pós-graduandos do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, docentes e discentes do curso de Educação Física da Universidade de Franca, bem como de docentes convidados de outras instituições de ensino do Brasil . As atividades deste grupo estão inseridas no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Promoção da Saúde (LAFEX-PS).
GEPSE – Grupo de Estudos em Promoção da Saúde na Escola
Líder do Grupo: Prof. Dr. Jorge Luiz da Silva.
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde na Escola (GEPSE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca (UNIFRAN). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à temática promoção da saúde na escola, com ênfase em: prevenção da violência escolar, promoção de cultura de paz, atividade física, alimentação saudável, sexualidade, formação de professores e outros temas que subsidiem o cuidado em saúde, o desenvolvimento psicossocial e a qualidade de vida dos estudantes. O GEPSE possui produção técnico-científica em colaboração com pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, bem como com profissionais de diferentes serviços que atendem crianças e adolescentes em idade escolar.
PEIGE – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Gerontologia
Líder do Grupo: Profa. Dra. Lílian Cristina Gomes do Nascimento
O Grupo tem se dedicado a investigar e discutir aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao processo de envelhecimento humano. É composto por integrantes de diferentes áreas do saber que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão centradas por uma abordagem interdisciplinar em gerontologia para identificar e verificar associações de fatores que influenciam a qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa. Os temas abordados estão em consonância com a linha de pesquisa Políticas e Práticas em Promoção da Saúde, estando inseridos no projeto Subsídios para práticas, políticas e avaliações em Promoção da Saúde.
GPBA – Grupo de Pesquisa em Parasitologia Básica e Aplicada a Estratégias em Promoção de Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Lizandra Guidi Magalhães
Diante dos inúmeros prejuízos ocasionados pelos parasitos aos seus hospedeiros, à saúde pública e à economia global, o propósito deste projeto é fomentar o bem-estar tanto humano quanto animal. Para alcançar esse objetivo, concentra-se no desenvolvimento e avaliação de novas abordagens terapêuticas para o controle de parasitas. Além disso, visa aprofundar os estudos sobre a imunopatologia, fisiopatogenia e epidemiologia das doenças parasitárias, buscando assim criar estratégias inovadoras para o controle das parasitoses que impactam tanto a saúde humana quanto a veterinária. Paralelamente, o grupo de pesquisa almeja investigar medidas de promoção da saúde e prevenção das principais doenças parasitárias, bem como promover ações de educação em saúde.
GEBGE – Grupo de Estudos Bakhtinianos dos Gêneros do Discurso – Grupo de Investigação sobre Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e do Discurso
Více-Líder do Grupo: Profa. Dra. Marilurdes Cruz Borges.
O GEBGE é constituído por pesquisadores, pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica do curso de Mestrado e Doutorado em Linguística e em Promoção da Saúde da Universidade de Franca. As atividades deste grupo centram-se nos estudos dos conceitos de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin acerca do enunciado, do dialogismo, do ato responsável. É um espaço para leitura e discussão do texto teórico que fundamenta a pesquisa qualitativa na área da Análise Dialógica do Discurso e promove a compreensão dos sujeitos e sua relação com o outro.
NECAPS – Núcleo de estudos do comportamento alimentar e promoção da saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina.
O NECAPS é constituído por pesquisadores e pós-graduandos do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, do curso de graduação em Nutrição da Universidade de Franca e parceria com pesquisador nacional da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e com pesquisadores internacionais (University of Alabama – EUA e Universidade do Minho – Portugal), e está envolvido em estudo, pesquisa e atividades de extensão nas áreas de comportamento alimentar, imagem corporal, nutrição esportiva, obesidade e transtornos alimentares. As atividades deste grupo estão inseridas na Clínica de Nutrição, um espaço utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em aspectos nutricionais e psicológicos e, também de assistência à comunidade para pessoas com transtornos alimentares e obesidade.
GEP- Materno Infantil – Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Materno-Infantil
Líder: Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti.
O grupo tem como objetivo contextualizar estudos descritivos, analíticos e intervencionais de grupos vulneráveis e específicos, materno-infantil. Neste campo o planejamento e práticas de promoção da saúde e de prevenção. No eixo materno-infantil o diálogo no cenário individual, familiar, social e educacional, na política pública da primeira infância o estudo da governança, da autonomia e da inovação. As parcerias internacionais para a discussão de assuntos da área infantil são: Universidade de Lisboa-Portugal, Faculdade de Motricidade Humana e para a discussão da maternidade é desenvolvida na Universidade de Alicante-Espanha, Departamento Enfermaria Comunitária, Medicina Preventiva e Saúde Pública. Os projetos vinculam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4 e seus vínculos nos demais objetivos.
GPAFQ – Aromaterapia, fitoterapia e química de produtos naturais na promoção da saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Patrícia Mendonça Pauletti
A aromaterapia, a fitoterapia e a química de produtos naturais são áreas importantes da medicina complementar, na atenção primária à saúde. A aromaterapia emprega óleos essenciais derivados de plantas aromáticas para melhorar a saúde física e mental. Já a fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratar diversas doenças. Tanto a aromaterapia quando a fitoterapia estão incluídas nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde. Por fim, a química de produtos naturais estuda a composição química de extratos vegetais. Assim, o grupo pretende fornecer informações sobre o uso da aromaterapia e fitoterapia de modo mais claro para a população e profissionais de saúde. Bem, como contribuir com a ampliação do conhecimento s obre a composição química de plantas medicinais e aromáticas. O grupo também desenvolve uma horta de plantas medicinais para ser empregadas em projetos de extensão junto à comunidade do entorno da IES.
GPGS – GRUPO DE PESQUISA EM GENÉTICA TOXICOLÓGICA APLICADA À SUSTENTABILIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Líder do Grupo: Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos
O grupo atua na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: aberrações cromossômicas, ensaios mutagênicos in vitro e in vivo, suscetibilidade ao câncer (polimorfismos), instabilidade genômica e toxicogenética.
PVPS – Grupo de Estudo e Pesquisa de Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta
Os processos de desigualdade, pobreza e a insuficiência de serviços públicos, vulnerabilizam grupos específicos devido as suas condições socioeconômicas, processos de discriminação e exclusão social. A qualidade de vida e bem estar das pessoas, portanto, vincula-se aos Determinantes Sociais em Saúde. De acordo com Ayres (2003) o termo vulnerabilidade designa grupos ou indivíduos fragilizados, jurídica ou politicamente, na promoção, proteção ou garantia de seus direitos de cidadania. São grupos e pessoas desprotegidas ou institucionalizadas – crianças ou adultos, idosos, pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, e mais tarde, grupos étnicos, etnias minoritárias e grupos socialmente desfavorecidos.
Por meio da abordagem multiprofissional e multidimensional, o grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, com reflexões críticas. Composto por graduandos e pós-graduandos, mantém produção científica e parceria nacional e internacional com pesquisadores da UNESP de Franca (FCHS) e de Araraquara (FCLAR), com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Pernambuco (UFPE), além do Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra. Desenvolve pesquisas com fomento da FAPESP, na área da saúde dos trabalhadores da Saúde e da Assistência Social. As atividades estão inseridas no Laboratório de Proteção e Inclusão Social (LABPROSOCIAL), criado para manter o debate e buscar estratégias, voltados as temáticas da classe trabalhadora marcados pelo gênero, raça, orientação sexual, na perspectiva da inclusão social. O LABPROSOCIAL, realiza seminários, palestras, rodas de conversas, cursos, além de variados projetos como o Cine Social: reflexões do cotidiano, Cuidando do Trabalhador, Cursinho Popular da Universidade, campanhas e doações, entre outros.
GEP-Saúde Pública – Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde Pública
Líder do Grupo: Profa. Dra. Regina Helena Pires
O grupo tem como objetivo traçar uma interface entre a tecnologia e as práticas e compromissos públicos em torno da produção de saúde. Neste contexto, a equipe multidisciplinar se distribui em três eixos: análise de contaminação microbiológica em sistemas terapêuticos, estudo etnofarmacobotânico de plantas medicinais e políticas e práticas na atenção à saúde, enfatizando a estratégia terapêutica. Os estudos desenvolvidos dentro das temáticas subsidiam a transformação das condições de vida e saúde dos indivíduos e populações, quer se trate de construir novas formas de intervenção ou mecanismos/programas de atenção e cuidado. Articula abordagens quantitativas de maneira integrada às ações e iniciativas inseridas no âmbito da promoção da saúde.
GEFESE – Grupo de Estudos em Fisiologia do Exercício aplicada à Saúde e ao Esporte
Líder do Grupo: Prof. Dr. Daniel dos Santos.
O grupo estuda aspectos relacionados às práticas de atividades físicas e esportes em diferentes populações (indivíduos sedentários, fisicamente ativos e atletas), com foco em estratégias de Promoção da Saúde e performance atlética. Tem como objetivo promover a integração das atividades ensino, pesquisa e extensão. O GEFESE é constituído por docentes e pós-graduandos do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, docentes e discentes do curso de Educação Física da Universidade de Franca, bem como de docentes convidados de outras instituições de ensino do Brasil . As atividades deste grupo estão inseridas no Laboratório de Fisiologia do Exercício e Promoção da Saúde (LAFEX-PS).
GEPSE – Grupo de Estudos em Promoção da Saúde na Escola
Líder do Grupo: Prof. Dr. Jorge Luiz da Silva.
O Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde na Escola (GEPSE) está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca (UNIFRAN). Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à temática promoção da saúde na escola, com ênfase em: prevenção da violência escolar, promoção de cultura de paz, atividade física, alimentação saudável, sexualidade, formação de professores e outros temas que subsidiem o cuidado em saúde, o desenvolvimento psicossocial e a qualidade de vida dos estudantes. O GEPSE possui produção técnico-científica em colaboração com pesquisadores de universidades do Brasil e do exterior, bem como com profissionais de diferentes serviços que atendem crianças e adolescentes em idade escolar.
PEIGE – Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Gerontologia
Líder do Grupo: Profa. Dra. Lílian Cristina Gomes do Nascimento
O Grupo tem se dedicado a investigar e discutir aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao processo de envelhecimento humano. É composto por integrantes de diferentes áreas do saber que desenvolvem ações de ensino, pesquisa e extensão centradas por uma abordagem interdisciplinar em gerontologia para identificar e verificar associações de fatores que influenciam a qualidade de vida e bem-estar da pessoa idosa. Os temas abordados estão em consonância com a linha de pesquisa Políticas e Práticas em Promoção da Saúde, estando inseridos no projeto Subsídios para práticas, políticas e avaliações em Promoção da Saúde.
GPBA – Grupo de Pesquisa em Parasitologia Básica e Aplicada a Estratégias em Promoção de Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Lizandra Guidi Magalhães
Diante dos inúmeros prejuízos ocasionados pelos parasitos aos seus hospedeiros, à saúde pública e à economia global, o propósito deste projeto é fomentar o bem-estar tanto humano quanto animal. Para alcançar esse objetivo, concentra-se no desenvolvimento e avaliação de novas abordagens terapêuticas para o controle de parasitas. Além disso, visa aprofundar os estudos sobre a imunopatologia, fisiopatogenia e epidemiologia das doenças parasitárias, buscando assim criar estratégias inovadoras para o controle das parasitoses que impactam tanto a saúde humana quanto a veterinária. Paralelamente, o grupo de pesquisa almeja investigar medidas de promoção da saúde e prevenção das principais doenças parasitárias, bem como promover ações de educação em saúde.
GEBGE – Grupo de Estudos Bakhtinianos dos Gêneros do Discurso – Grupo de Investigação sobre Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e do Discurso
Více-Líder do Grupo: Profa. Dra. Marilurdes Cruz Borges.
O GEBGE é constituído por pesquisadores, pós-graduandos e alunos de Iniciação Científica do curso de Mestrado e Doutorado em Linguística e em Promoção da Saúde da Universidade de Franca. As atividades deste grupo centram-se nos estudos dos conceitos de Mikhail Bakhtin e do Círculo de Bakhtin acerca do enunciado, do dialogismo, do ato responsável. É um espaço para leitura e discussão do texto teórico que fundamenta a pesquisa qualitativa na área da Análise Dialógica do Discurso e promove a compreensão dos sujeitos e sua relação com o outro.
NECAPS – Núcleo de estudos do comportamento alimentar e promoção da saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Marina Garcia Manochio-Pina.
O NECAPS é constituído por pesquisadores e pós-graduandos do curso de Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde, do curso de graduação em Nutrição da Universidade de Franca e parceria com pesquisador nacional da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e com pesquisadores internacionais (University of Alabama – EUA e Universidade do Minho – Portugal), e está envolvido em estudo, pesquisa e atividades de extensão nas áreas de comportamento alimentar, imagem corporal, nutrição esportiva, obesidade e transtornos alimentares. As atividades deste grupo estão inseridas na Clínica de Nutrição, um espaço utilizado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão em aspectos nutricionais e psicológicos e, também de assistência à comunidade para pessoas com transtornos alimentares e obesidade.
GEP- Materno Infantil – Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde Materno-Infantil
Líder: Profa. Dra. Marisa Afonso Andrade Brunherotti.
O grupo tem como objetivo contextualizar estudos descritivos, analíticos e intervencionais de grupos vulneráveis e específicos, materno-infantil. Neste campo o planejamento e práticas de promoção da saúde e de prevenção. No eixo materno-infantil o diálogo no cenário individual, familiar, social e educacional, na política pública da primeira infância o estudo da governança, da autonomia e da inovação. As parcerias internacionais para a discussão de assuntos da área infantil são: Universidade de Lisboa-Portugal, Faculdade de Motricidade Humana e para a discussão da maternidade é desenvolvida na Universidade de Alicante-Espanha, Departamento Enfermaria Comunitária, Medicina Preventiva e Saúde Pública. Os projetos vinculam aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 4 e seus vínculos nos demais objetivos.
GPAFQ – Aromaterapia, fitoterapia e química de produtos naturais na promoção da saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Patrícia Mendonça Pauletti
A aromaterapia, a fitoterapia e a química de produtos naturais são áreas importantes da medicina complementar, na atenção primária à saúde. A aromaterapia emprega óleos essenciais derivados de plantas aromáticas para melhorar a saúde física e mental. Já a fitoterapia utiliza plantas medicinais para tratar diversas doenças. Tanto a aromaterapia quando a fitoterapia estão incluídas nas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no Sistema Único de Saúde. Por fim, a química de produtos naturais estuda a composição química de extratos vegetais. Assim, o grupo pretende fornecer informações sobre o uso da aromaterapia e fitoterapia de modo mais claro para a população e profissionais de saúde. Bem, como contribuir com a ampliação do conhecimento s obre a composição química de plantas medicinais e aromáticas. O grupo também desenvolve uma horta de plantas medicinais para ser empregadas em projetos de extensão junto à comunidade do entorno da IES.
GPGS – GRUPO DE PESQUISA EM GENÉTICA TOXICOLÓGICA APLICADA À SUSTENTABILIDADE E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Líder do Grupo: Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos
O grupo atua na área de Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: aberrações cromossômicas, ensaios mutagênicos in vitro e in vivo, suscetibilidade ao câncer (polimorfismos), instabilidade genômica e toxicogenética.
PVPS – Grupo de Estudo e Pesquisa de Populações Vulneráveis e Promoção da Saúde
Líder do Grupo: Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta
Os processos de desigualdade, pobreza e a insuficiência de serviços públicos, vulnerabilizam grupos específicos devido as suas condições socioeconômicas, processos de discriminação e exclusão social. A qualidade de vida e bem estar das pessoas, portanto, vincula-se aos Determinantes Sociais em Saúde. De acordo com Ayres (2003) o termo vulnerabilidade designa grupos ou indivíduos fragilizados, jurídica ou politicamente, na promoção, proteção ou garantia de seus direitos de cidadania. São grupos e pessoas desprotegidas ou institucionalizadas – crianças ou adultos, idosos, pessoas privadas de liberdade no sistema prisional, e mais tarde, grupos étnicos, etnias minoritárias e grupos socialmente desfavorecidos.
Por meio da abordagem multiprofissional e multidimensional, o grupo estuda, pesquisa e desenvolve atividades de pesquisa e extensão, com reflexões críticas. Composto por graduandos e pós-graduandos, mantém produção científica e parceria nacional e internacional com pesquisadores da UNESP de Franca (FCHS) e de Araraquara (FCLAR), com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Pernambuco (UFPE), além do Instituto Superior Miguel Torga, de Coimbra. Desenvolve pesquisas com fomento da FAPESP, na área da saúde dos trabalhadores da Saúde e da Assistência Social. As atividades estão inseridas no Laboratório de Proteção e Inclusão Social (LABPROSOCIAL), criado para manter o debate e buscar estratégias, voltados as temáticas da classe trabalhadora marcados pelo gênero, raça, orientação sexual, na perspectiva da inclusão social. O LABPROSOCIAL, realiza seminários, palestras, rodas de conversas, cursos, além de variados projetos como o Cine Social: reflexões do cotidiano, Cuidando do Trabalhador, Cursinho Popular da Universidade, campanhas e doações, entre outros.
GEP-Saúde Pública – Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde Pública
Líder do Grupo: Profa. Dra. Regina Helena Pires
O grupo tem como objetivo traçar uma interface entre a tecnologia e as práticas e compromissos públicos em torno da produção de saúde. Neste contexto, a equipe multidisciplinar se distribui em três eixos: análise de contaminação microbiológica em sistemas terapêuticos, estudo etnofarmacobotânico de plantas medicinais e políticas e práticas na atenção à saúde, enfatizando a estratégia terapêutica. Os estudos desenvolvidos dentro das temáticas subsidiam a transformação das condições de vida e saúde dos indivíduos e populações, quer se trate de construir novas formas de intervenção ou mecanismos/programas de atenção e cuidado. Articula abordagens quantitativas de maneira integrada às ações e iniciativas inseridas no âmbito da promoção da saúde.
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.