Aline Fernandes de Azevedo Bocchi possui Bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Especialista em Psicanálise pela UNIFRAN (2021), Mestrado em Ciências da Comunicação pela USP – Universidade de São Paulo (2006), com apoio Capes, Doutorado em Linguística pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas (2013) e Pós-Doutorado pela mesma instituição com estágio na Université Paris 13, apoio Capes PNPD e bolsa Capes de Estágio no Exterior (2015). Realizou pós-doutorado na FFCLRp/USP com bolsa FAPESP (2018). Foi membro do E-l@dis – USP, bem como dos Projetos de Pesquisa Mulheres em Discurso e PHIM – Projeto História, Inconsciente, Materialidades, ambos da Unicamp. Possui experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente com os seguintes temas: Análise de discurso, Psicanálise, memória, discursividades do corpo, feminismos, discurso e arquivos, materialidades do testemunho, trauma e luto.
Atua como docente em cursos de graduação em Jornalismo, Pedagogia e Letras, e na pós-graduação da UNIFRAN. Foi orientadora Educacional do Curso de Especialização em Língua Portuguesa REDEFOR-Unicamp (2010-2012) e pesquisadora colaboradora (PNPD) no Programa de Mestrado Linguística da Universidade de Franca. Atualmente é vice-líder do GTeDi e coordenadora do LabES – Laboratório Escutas do Social. É editora assistente da Revista Diálogos Pertinentes.
Assunção Aparecida Laia Cristóvão é professora do Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) da Universidade de Franca (Unifran), é pós-doutora pela Capes-Unesp de Araraquara, possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), especialização em Linguística de Texto e de Ensino (2000), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa (2005) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2011), estes três últimos títulos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, tendo realizado parte dos estudos na Università di Bologna, na Itália.
Atuou durante muitos anos na área de Jornalismo, em rádio, TV e impresso, em veículos do interior, como correspondente do jornal Folha de S. Paulo, e em assessorias de imprensa de universidades. Foi professora substituta junto ao Departamento de Ciências Humanas da Unesp de Bauru e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), oferecido em rede nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Mídia e Jornalismo, atuando principalmente com os seguintes temas: jornalismo, site, internet, análise do discurso e linguística.
Beatriz Maria Eckert-Hoff fez Pós-Doutoramento no Departamento de Letras Modernas da USP, Pós-Doutoramento na Universidade Christian-Albrechts-Universitaet zu Kiel, Alemanha, com apoio FAPESP.É Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, com estágio sanduíche realizado na ESES – Escola Superior de Educação de Portugal, com apoio FAPESP. É Mestre em Letras pela UFSM/RS, com apoio CAPES e Graduada em Letras pela UNOESC -Chapecó/SC.
Atualmente, atua no cargo de Reitora na UDF – Universidade do Distrito Federal, em Brasília e professora permanente do Programa de Mestrado em Linguística da UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Língua, discurso e memória: questões para o ensino e integrante de mais dois Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Da Torre de Marfim à Torre de babel e Vozes (in)fames (UNICAMP/CNPq), coordenados pela Professora Maria José Coracini. Dedica-se, há alguns anos, à docência, à pesquisa e à Gestão Universitária no âmbito do Ensino Superior. Docente-pesquisadora nos seguintes temas: formação de professores, análise do discurso, identidade, memória, escrita de si. Pesquisadora vinculada ao GT Práticas Identitárias da ANPOLL.
Tem vários artigos publicados, livros e capítulos de livros, dentre outros, a publicação da obra “Escritura de si e identidade: o sujeito-professor em formação”, Mercado de Letras / FAPESP. É Assessora de Pareceres da FAPESP, membro titular do Conselho Superior da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal); membro titular do Conselho Deliberativo do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras); membro titular do FORGES (Fórum Mundial de estudos sobre Gestão no Ensino Superior) e membro do FNE (Fórum Nacional de Educação).
Como Reitora, recebeu a Honraria, no dia 11 de Agosto de 2017, da Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Comendadora, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Camila de Araújo Beraldo Ludovice possui graduação em Letras-Habilitação em Português e Inglês pela Universidade de Franca, é Mestre em Linguística pela Universidade de Franca e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela FCLAR – Unesp (Araraquara). Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Educação, Informação e Comunicação, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão da Profa. Dra. Soraya Maria Romano Pacifico.
É lider do GEBGÊ – Grupo de Pesquisas Estudos Bakhtinianos dos Gêneros do Discurso – certificado pelo CNPq. Atualmente é professora permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca e professora dos cursos de Letras, Tradutor e Intérprete e Pedagogia. Áreas de atuação e conhecimento: Linguística do Texto, Estudos Bakhtinianos, Análise do Discurso, Semiótica, Língua e Literatura Latina.
Luciana Carmona Garcia Manzano é professora permanente e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca/SP.
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo (2014). Realizou estágio doutoral em Toulouse (França) Université de Toulouse II – Le Mirail como parte de seu projeto de doutoramento. Tem Mestrado (2010) em Linguística e Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Espanhola, pela mesma instituição (2001). É membro do grupo de pesquisas LABOR-Laboratório de Discurso Político (CNPq: 401122/2010-7) da UFSCar desde 2007, e líder do grupo GTEDI – Grupo de Texto e Discurso: Representação, Sentido e Comunicação da UNIFRAN desde 2016.
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Unifran e membro do Comitê de Integridade na Pesquisa da mesma instituição. Desenvolve pesquisa na área de Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, semiologia história, discurso político, televisão, gênero, minorias. Atua como docente nas áreas de Linguística Geral, Teoria e Análise Linguística, Língua Portuguesa, Didática da Educação Infantil, Língua Espanhola.
Doutora em Linguística pela Unesp-Araraquara, com estágio pós-doutoral em Retórica na PUC-SP, Especialização em Línguas Estrangeiras pela State University of New York (SUNY-Albany), formação em Psicanálise pela APVP (Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba) e Graduação em Letras pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca e também dos cursos de graduação em Letras, Tradutor e Intérprete, Pedagogia e Fonoaudiologia da mesma instituição. Orienta atualmente doutorandos, mestrandos e alunos de Iniciação Científica, já tendo concluída a orientação de 38 mestres e 16 alunos de IC. Atuou como pesquisadora e professora visitante na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) no ano de 2018. Também já atuou, por três anos, como Vice-Coordenadora do Programa de Mestrado em Linguística e, por dez anos, como Coordenadora dos Cursos de Graduação em Letras e Tradutor e Intérprete e das Especializações em Língua Portuguesa e Língua Inglesa na Universidade de Franca. É líder do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) e membro do grupo ERA (Estudos de Retórica e Argumentação), ambos certificados pelo CNPq. É também membro do SERAD (Seminario de Retórica y Análisis Discursivos (México), da ISHR (International Society for the History of Rhetoric), da ALR (Asociación Latinoamericana de Retórica), da SBR (Sociedade Brasileira de Retórica), da ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina), da ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística), da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo). Tem experiência nas áreas de Linguística (com ênfase em Retórica, Linguística Textual e Fonologia), Língua Portuguesa (com ênfase em Leitura e Produção de gêneros orais e escritos), Língua Inglesa (nas áreas de formação de professores e ensino de pronúncia) e Metodologia de Pesquisa (especialmente escrita científica).
Realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: as paixões na interação orador/auditório; retórica musical; ethos, pathos e logos em textos verbo-visuais; relações entre ethos e gênero do discurso; intertextualidade como estratégia persuasiva e questões de autoria no texto científico.
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Araraquara (2015), na área da Análise do Discurso. A tese tematiza o diálogo com gêneros discursivos nas esferas jornalística, científica e pedagógica. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca (2008). A dissertação de mestrado, desenvolvida na área da Análise do Discurso tem por tema a construção do sentido, do dialogismo e da cena enunciativa. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade de Franca (2004).Especialista em Neuroaprendizagem, pelas Faculdades Metropolitanas (2019). Graduada em Letras com habilitação em Literatura, pela Universidade de Franca (2001), Graduada em Pedagogia, pela Universidade de Franca (2017).
Atualmente é docente permanente do Programa de Pós Graduação em Linguística (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Franca e professora do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Franca. Membro dos grupos de pesquisas cadastrados no CNPq: SLOVO – Grupo de Estudos do Discurso e GEBGE – Grupo de Estudos Bakhtinianos dos Gêneros do Discurso. Área de atuação e conhecimento: Linguística do texto, Estudo Bakhtinianos, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Alfabetização e Letramento e Práticas de Ensino em Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Vera Lúcia Rodella Abriata possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1976), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001).Foi professora do Centro Universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto) e da UNAERP (Ribeirão Preto).
Atualmente é professor titular da Universidade de Franca, onde é docente dos cursos de Letras, Pedagogia, Design e do Programa de Pós-Graduação em Linguística. É membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: CPS- PUC-SP (Centro de Pesquisas Sociossemióticas) e Actantes, (UNIFRAN ), do qual é líder. Foi coordenadora do Mestrado em Linguística da UNIFRAN de 2012 a 2018.
Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em teoria semiótica discursiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enunciação, formas de vida, acontecimento, literatura brasileira contemporânea.
Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Mestra em Linguística (2015) pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e graduada em Letras-Português (2013) e Ciências Biológicas (2004) pela mesma instituição.
Atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Linguística e nos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade de Franca.
É integrante dos Grupos de Pesquisa GETHu (Grupo de Estudos de Textos Humorísticos) e ERA (Grupo de Estudos Retóricos e Argumentativos) e vice-líder do Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Retórica e Argumentação.
Realiza pesquisas em torno dos seguintes temas: humor, persuasão, entretenimento e cultura de massa.
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