Curso de Nutrição presta orientações nutricionais a pacientes e empresas

Alunos realizam ações que levam informação e qualidade de vida a diferentes públicos

26/11/2024

No universo da nutrição e dietética, três elementos concentram as atenções quando se trata de hábitos alimentares: gordura, açúcar e sal (sódio).

Esse famoso trio que pode tornar as receitas mais atraentes, mas ao mesmo tempo causa muitos transtornos e problemas de saúde, rendeu uma série de atividades para os alunos do curso de Nutrição da Unifran.

Estudantes do 8º semestre que realizavam estágios curriculares e os participantes do Diretório de Projetos em Nutrição (DPN) tiveram oportunidades de levar conhecimento e qualidade de vida a diferentes públicos.

Em diversas ocasiões, funcionários, alunos, colaboradores de empresas e pacientes receberam orientações nutricionais por meio de palestras, materiais informativos e bate-papos bem descontraídos.

Confira alguns dos eventos realizados neste segundo semestre:

– Grupo Santa Casa de Franca
No dia 17 de outubro, os alunos foram convidados a participar das atividades do SIPAT desenvolvidas pelo hospital.

O alerta foi dado por meio da representação das quantidades de gorduras, açúcar e sal (sódio) presentes em alguns alimentos, principalmente nos ultraprocessados e processados que são facilmente consumidos no dia a dia dos funcionários da instituição.

Foi aplicado um questionário para o levantamento dos hábitos cotidianos, turno de trabalho, IMC e função desempenhada para que, a partir do perfil traçado, pudessem ser propostas as orientações.

Junto das orientações, foi disponibilizado um QR code com um folder contendo as recomendações diárias, segundo o Guia Alimentar da População Brasileira (2014).

Grupo Santa Casa de Franca (pacientes)
Ainda dentro do estágio na área de nutrição clínico-hospitalar, desta vez o público-alvo foram os pacientes que, devido ao não funcionamento dos rins, necessitam realizar a Terapia Substitutiva Renal (TSR), ou hemodiálise.

As sessões, que acontecem três vezes por semana, durante quatro horas, proporcionaram o tempo de que os alunos necessitavam para levar orientações nutricionais a esses pacientes especiais.

Dessa forma, foram alertados sobre as quantidades de açúcar, gorduras e sódio (sal) presentes em diversos alimentos; sobre como os produtos ultraprocessados podem interferir em seu tratamento; quais as quantidades adequadas e também os alimentos a serem evitados.

Ambulatório Casa do Diabético de Franca
Uma singela demonstração do trabalho desenvolvido pelo curso de Nutrição no ambulatório da Casa do Diabético todas as terças e quintas-feiras, os pacientes foram surpreendidos com uma confraternização em uma manhã de alegria.

Remetendo ao Dia Mundial da Diabetes, comemorado dia 14 de novembro, os presentes apreciaram música ao vivo e receberam panfletos sobre a alimentação para o controle da diabetes.

Todos receberam orientações nutricionais e puderam esclarecer dúvidas com a Profa. Me. e nutricionista Joyce Beatriz Silva e as estagiárias de nutrição Júlia Côrrea Fernandes e Mariana Oliveira Ferreira da Silva.

As alunas aproveitaram a ocasião e fizeram o lançamento do Canal Facilitando, voltado para o público diabético, com o intuito de promover a educação nutricional, levando conhecimento da doença e seus desafios diários bem como melhoria da qualidade de vida da população diabética.

No ambulatório, pacientes diabéticos recebem atendimento e estratégias condizentes com a realidade de cada indivíduo, manejos que sejam eficazes para controle e prevenção da doença.

Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL)
Em um evento de educação nutricional, os alunos do DPN apresentaram aos funcionários da CPFL lotados em Franca dez passos para uma alimentação saudável. Também foram distribuídos materiais didáticos a fim de demonstrar a quantidade de sal, óleo e açúcar nos alimentos. Ao final da palestra, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas sobre alimentação e hábitos para uma melhor qualidade de vida.

SIPAT da Unifran
E 28 de outubro foi dia de os alunos realizarem uma palestra sobre alimentação saudável e saúde mental para os funcionários da Universidade de Franca.

Sempre supervisionado por docentes, o diretório tem realizado diversas ações em prol da comunidade de Franca e região, elucidando assuntos ligados à alimentação, qualidade de vida e promoção da saúde.

Colégio Alto Padrão
O Diretório recebeu um grupo de alunos do Colégio Alto Padrão a fim de esclarecer as dúvidas sobre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados.

Primeiramente foi realizada uma palestra sobre o tema e depois algumas atividades lúdicas. Ao final, foi servido um lanche saudável preparado pelos futuros nutricionistas.

A Profa. Dra. Marina Garcia Manochio Pina, docente do curso de Nutrição e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde, ressalta que todos os projetos se enquadram nas metas para o desenvolvimento sustentável descritas pelos ODS 3 e 4.

Galeria de fotos